PORQUE A ÁGUA FERVE?

postado em: Artigos | 0

Quando colocamos água para ferver, por alguns minutos, visivelmente, nada está acontecendo. Apesar da temperatura da água aumentar, do fogo constantemente aquecê-la, não somos capaz de perceber mudanças. O calor que é transmitido faz a água aumentar sua temperatura de 30 para 40, 60, 80, 90, 99 graus Celsius, até que em 100 graus ela começa a ferver e podemos vê-la borbulhar. Aparentemente, ela ferve de um segundo para o outro, mas os esforços de aquecimento levaram minutos.

Como pode uma criança, uma pessoa em tão tenra idade, ter uma habilidade tão complexa? Muitas vezes somos surpreendidos pela capacidade e habilidade de uma pessoa. Sobretudo, ficamos maravilhados quando isso acontece em relação a uma criança. Um menino que já é exímio baterista, uma menina com canto encantador, ou ainda, uma demonstração de fé e coerência nas ações que não conseguimos compreender.

Jesus, quando ainda um menino, era procurado por seus pais e “depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. Quando seus pais o viram, ficaram perplexos” Lucas 2.46s

Como é bom ser surpreendido em um momento de “mágico”, quando alguém demonstra tamanha habilidade. Porém, tal comportamento não surge magicamente, mas é fruto de desenvolvimento. Uma criança judia, dos 6 aos 12 anos, deveria decorar o Pentateuco. Diariamente dedicava horas ao estudo. Todo esse esforço é demonstrado na passagem que lemos.

Que o Espírito Santo nos mova a aquecer nossos corações diariamente em oração, leitura da palavra, amor para com as pessoas. Talvez um dia desses, surpreendentemente, comecemos a borbulhar e o poder do Espírito flua poderosamente de nossas vidas!

Pr. Rodrigo Dalla Costa