SEJA RESILIENTE

postado em: Artigos | 0

Na vida você enfrentará desafios, adversidades, lutas, e situações complicadas! Saber lidar com isso e enfrentar de forma apropriada é o segredo para o crescimento e maturidade.

Como é a sua reação diante de uma situação complicada? Reclama, fica irritado, perde o controle, foge ou enfrenta? O correto é enfrentar! Avaliar a situação e agir com sabedoria buscando a melhor solução. Assim, agem as pessoas resilientes.

Ser resiliente é a capacidade de enfrentar graves adversidades, crises, traumas, perdas e se recompor, mesmo depois de ter sofrido esses impactos. É aguentar os “baques” da vida, e adaptar-se às mudanças. Já ouviu
o jargão “dar a volta por cima”? Isso é se recompor e voltar a ser o que era antes do trauma, é superar o impacto e seguir e frente!

No dia a dia haverá surpresas com situações críticas e inesperadas onde será necessário fazer escolhas e tomar decisões. Por isso, a resiliência no trabalho, liderando pessoas, nos desafios pessoais ou na família. Mas, como desenvolver a resiliência?

Primeiro, não fuja dos problemas e desafios. Tenha coragem para enfrentar as adversidades. Segundo, procure o conselho de pessoas confiáveis que você pode contar. Terceiro, ore busque ao Senhor, precisamos de Deus! Ele é a fonte de todas as bênçãos. Ele te dá sabedoria, discernimento, força, ânimo, capacitação para lutar e vencer. Com a sua graça Ele consegue te levantar depois de uma queda e seguir em frente de cabeça erguida!

Portanto, na crise, nos dilemas ou complicações, coloque sua fé e esperança no Deus vivo e Todo-Poderoso: Jesus Cristo! Em Cristo somos mais que vencedores! Isaias escreveu: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam (Isaías 40:31).

Com a ajuda de Deus, seja resiliente!

Pr. Paulo Jessé de Lima