MARCAS DE UM EXCELENTE ANFITRIÃO DE CÉLULA

postado em: Células | 0
Alguns autores sobre dons espirituais escrevem sobre o dom da hospitalidade. Por exemplo, aqueles cohm o dom de ajudar, servir, pastorear, dar, ou de misericórdia, normalmente são ótimos anfitriões.
E eu acredito que Deus distribui em abundância os dons de ajuda e serviço no corpo de Cristo. Aqueles anfitriões que possuem dons de “jeito hospitaleiro” tornam-se excelentes anfitriões. Entretanto acredito que as pessoas possam crescer em hospitalidade e aprender a ser anfitriões melhores. Aqui estão algumas dicas para crescer nessa capacitação:
* Atitude convidativa: pode ser amedrontador vir a uma casa pela primeira vez, por isso anfitriões eficazes são convidativos, encorajadores e fazem com que as pessoas se sintam confortáveis.
* Lugares para sentar: a disposição das cadeiras ou sofás deve ser de forma que todos no grupo possam se ver. Se o espaçofor grande demais, façam um círculo ocupando apenas uma porção do ambiente.
* Ambiente: cuide para que odores não sejam um incômodo: animais de estimação, coisas que crianças derrubam, perfumes fortes, o jantar, até mesmo desodorizadores podem irritar as narinas. Lembrem também que a temperatura do ambiente aumenta quando há mais pessoas nele. As pessoas podem ficar agitadas e desconfortáveis por falta de ar fresco.
* Luz: a iluminação dever ser clara o bastante para todos poderem ler, mas aconchegante o bastante para que todos se sintam acolhidos. Se estiver muito escuro, as pessoas vão levar muito tempo para achar as páginas da bíblia e outros materiais da ministração.
* Lanches: o anfitrião deve providenciar um lanchinho, não necessariamente um jantar. O momento do “comes e bebes” tem como objetivo ajudar na comunhão do grupo.
* Distrações: bons anfitriões desligam TVs telefones, rádios e computadores durante a reunião. Não atenda ao telefone, a menos que seja uma emergência. Coloque os animais de estimação em outra sala ou do lado de fora.
* Tempo de início e fim: Os melhores anfitriões têm tudo pronto antes da primeira pessoa chegar. Ou seja, eles não estão ainda limpando ou correndo quando chega a hora da célula começar. Embora o líder tenha grande responsabilidade com esses horários, o anfitrião também tem um papel importante nisso.
A Bíblia contém mais de cinquenta mandamentos “uns aos outro”. Mas mesmo que você não tenha esses dons que tornam a hospitalidade mais fácil, eu encorajaria você a receber ocasionalmente uma célula em sua casa. Isto dará a você oportunidade de servir a Deus servindo as pessoas. Deus o abençoará como resultado disso.
Joel Comiskey