ECLIPSES DA VIDA

postado em: Artigos | 0

“…até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são, para ti, a mesma coisa.” Salmo 139.12

Gosto do versículo acima que nos ensina que, para Deus, as trevas e a luz são a mesma coisa. Para nós, com certeza, não. Não gostamos tanto da escuridão quanto da luz. Alguns de nós até tem medo do escuro. O escuro é meio assustador, desconhecido, enigmático. O escuro tira nossa visão de longo alcance. O escuro parece nos atrapalhar.

Por isso não gostamos dos eclipses da vida. Aqueles momentos nos quais parece que uma imensa sombra foi colocada sobre nós. Aqueles momentos nos quais nada dá certo. Momentos de escuridão e que impedem nossos olhos de enxergarem o que vem pela frente. Momentos de verdadeiros desmaios na alma, durante os quais pensamos em desistir de tudo, pois só encontramos penumbra e escuridão. São nestes momentos que nosso coração anseia pela luz!

Quero te dizer hoje, que os eclipses da vida são extremamente úteis. Existem coisas em nossas vidas que só serão reveladas e tratadas em momentos de penumbra e eclipse. Coisas que precisam melhorar em nós, mas que não percebemos, pois, por incrível que pareça, a luz da tranqüilidade não nos permite enxergar.

Existem eclipses financeiros, relacionais, biológicos (relacionados à saúde), empresariais, familiares, emocionais, e até mesmo espirituais. Momentos, em diversas áreas da vida, nos quais a sombra se projetou sobre nós,
e tudo o que queremos fazer é correr e desistir.

Nessas horas é que o Senhor faz coisas tremendas em nós: Mudança de caráter, aprendizado sobre humildade, coração tolerante, arte do perdão, dependência irrestrita de Deus, desapego de coisas materiais, amor incondicional, e tantas outras que só são possíveis nos momentos de eclipse.

Deus é o Senhor dos eclipses da vida. E Ele os envia periodicamente, assim como os da natureza, para tratar e quebrar nosso caráter, melhorando nossa humanidade. Precisamos aprender com Deus, a considerar a luz e as trevas a mesma coisa. E aprender com ambas.

Sou grato a Deus pelos eclipses pelos quais passei, pelo que passo, e pelos que ainda passarei. Sou grato ao Senhor pois Ele tem me ensinado a aprender com as trevas assim como aprendo com a luz!

Que o Senhor seja sua força neste momento de sua vida, e que você tenha o coração aberto para aprender tudo o que Ele tem preparado para ministrar ao seu coração durante seu eclipse. Tenho certeza que sua vida nunca mais será a mesma!

Pr. Giovani Eduardo